NOSSA POLITÍCA

22 de set. de 2011

Facebook irá mudar com novidades desde visualizaçõa dos perfis a aplicativos de compartilhamento


Elas devem aparecer nas páginas dos mais de 800 milhões usuários
Novo visual do Facebook / Foto: AFP
RIO - O Facebook anunciou uma ampla reformulação em sua plataforma nesta quinta-feira durante a conferência anual para desenvolvedores f8, em São Francisco, nos Estados Unidos. As novidades vão desde a visualização dos perfis à aplicativos de compartilhamento de conteúdo como música, vídeo e programas de TV.
Elas devem aparecer nas páginas dos mais de 800 milhões usuários - novo número revelado pela rede social - nas próximas semanas, informou o site. Até o aplicativo para smartphones vai mudar, com design bem similar ao novo site.
Uma das principais novidades é um novo formato de perfil, que "funciona como uma timeline da sua vida", explicou o fundador e diretor-executivo Mark Zuckerberg, durante conferência de abertura do evento.
FOTOS :Veja como ficará o Facebook BUZZ: Mudanças despertam avalanche de dúvidas e especulações
BLOG NAS REDES: Maioria dos usuários do Facebook não está satisfeita com mudanças
DOWNLOAD :Facebook Messenger já está disponível no Brasil A ideia do novo perfil é apresentar em ordem cronológica os momentos mais importantes da vida do usuário por meio do conteúdo postado por ele, uma linha do tempo interativa e viva.
A página foi criada para cobrir toda a rotina do internauta, desde os tempos pré-Facebook (como a infância de um usuário na casa dos 30 anos, por exemplo). Zuckerberg mostrou o seu próprio perfil, já com o novo visual, e recebeu palmas da platéia presente.
- Você pode contar toda a história de sua vida em uma única página - disse Zuckerberg. - As pessoas passam o dia alimentando as redes com conteúdo sobre elas, mas geralmente toda essa informação se perde. Isso é um problema, mas nós achamos que temos a solução.
Os perfis dos usuários serão atualizados ao longo das próximas semanas, disse Zuckerberg.
Novo Facebook, de novoO projeto 'Timeline', que envolve as alterações de perfis que estão sendo divulgadas há semanas, muda todo o visual do Facebook.
No topo, um banner editável, com foto escolhida pela usuário, que chama mais atenção do a imagem de perfil como conhecemos hoje. Zuckerberg usou uma foto de seu cachorro de estimação, para dar um exemplo simples e divertido de como ficarão os novos perfis.
As fotos na timeline serão bem maiores do que vemos hoje e os aplicativos terão todos um novo formato. Quadrados e losangos, como a tela de um site ou blog, deverão mostrar atualizações de lugares (check-in), aplicações, vídeos, álbum de fotos e posts.
Em tamanho grande, as publicações ganham também formato mais horizontal, com linhas elegantes, e ficam cheias de recursos.
Zuckerberg disse que, com as atualizações de privacidade e agora de layout, o usuário terá controle total sobre tudo que aparece em sua timeline.
Ainda segundo o site, todos os desenvolvedores terão acesso a uma versão 'beta' do "Timeline" para configurar seu aplicativo para o novo formato de visualização.
Linha do tempo virtualFotos e vídeos grandes no novo Facebook / Foto: AFPA proposta da 'Linha do Tempo' - ou Timeline - é manter um lugar para todas as grandes recordações ou post compartilhados. Fotos e textos antigos desaparecem quando são adicionados novos.
À medida que o usuário se desloca para baixo na página, após o que o Facebook chama de capa, haverá mensagens, fotos e eventos em ordem cronológica, escolhidos pelo usuário que poderá ainda marcar com uma estrela os seus favoritos para duplicar o tamanho ou esconder posts completamente.
Com o novo conceito, é o usuário que diz que o é e o que foi importante, que merece maior destaque e que deve permanecer na sua página, mesmo com outras atualizações.
Open Graph, social e avançadoOutro dos principais lançamentos, o mais significante deles para os desenvolvedores, é o novo Open Graph do Facebook, que incrementa o compartilhamento social de conteúdo entre os usuários.
De acordo com Zuckerberg, ele dará origem a uma nova classe de aplicativos que permitirá às pessoas descobrir cada vez mais filmes, músicas e notícias por meio dos seus amigos.
Por exemplo: será possível saber quais músicas os seus contatos estão ouvindo neste momento no Facebook, pois essa informação aparecerá no ticker - 'novidades' - um feed de atualizações em tempo real, na barra lateral do site, em cima do bate-papo.
Geralmente toda essa informação se perde. Isso é um problema, mas nós achamos que temos a solução
Ainda segundo o Facebook, o Open Graph foi concebido para dar mais destaque ao engajamento dos usuários. A transparência do sistema deverá permitir medir o desempenho de um aplicativo de forma mais satifatória e gerar previsões para seus desenvolvedores.
Multimídia é o futuro para o FacebookVestido com uma camiseta cinza, jeans e tênis, Zuckerburg disse conteúdo multiídia está se tornando uma parte importante da estratégia do Facebook.
As parcerias com outras companhias de conteúdo serão fundamentais para disseminar o uso dessa funcionalidade. Dezenas de importantes empresas, informou o diretor-executivo do site, já criaram aplicativos para o Facebook por meio do novo Open Graph - entre elas o serviço de música Spotify e Rhapsody, de filmes Netflix, de vídeos Hulu e a companhia de games Zynga.
Uma outra novidade apresentada por Zuckerberg na f8 foi a expansão das funcionalidades dos botões do Facebook. A rede social criou verbos que farão companhias ao popular "Curtir": será possível, por exemplo, "Ler" um livro ou "Assistir" a um vídeo sem precisar curtir o conteúdo. Ou seja, não é preciso gostar para consumir audiovisual no site, afirma a empresa.
A versão beta da novo perfil já está disponível, mas lançamento oficial acontecerá nas próximas semanas. Já os novos aplicativos baseados em Open Graph já estão disponíveis neste momento, pois foram lançados nesta quinta-feira.

Fonte: o globo
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

0 comentários: