A votação foi nominal e cada vereador teve que ir ao microfone anunciar seu voto
Cerca de mil manifestantes estiveram nesta segunda feira (21) na Câmara de Colatina, para acompanharem a votação que decidiria pelo aumento do número de vereadores no município, passando dos atuais 11 para 15 já na próxima legislatura. Como não era possível acomodar a grande quantidade de pessoas no plenário, os manifestantes ocuparam os corredores da casa de leis e também se concentraram em frente ao prédio.
Por volta das 20h começou a leitura do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, que sugeria a criação de 4 novos cargos de parlamentares. A votação foi nominal e cada vereador teve que ir ao microfone anunciar seu voto. Por 8 votos a 3 o projeto que aumenta o número de cadeiras na casa foi aprovado sob vaias.
Votaram contra o aumento:
Sérgio Meneguelli (PMDB), Laudeir Cassaro (PT) e o presidente da câmara, Olmir Castiglione (PSDB).
Votaram a favor do aumento:
Charles Luppi (PSB); Erivaldo "Vento Leovou" (PMN); Hélio Leal (PDT); Jorge Guimarães (PMDB); Juarez "do Hotel" (PTB); Luiz Wotkosky (PT); Marlúcio (PSB); Wady Jarjura (PT).
Após a aprovação do aumento, a revolta da maioria dos presentes foi alarmante. Gritando palavras de ordem e de manifesto contra a decisão, o plenário ficou praticamente vazio com a saída dos manifestantes que se concentraram na frente à câmara. Quando os vereadores saíam com seus carros da garagem, os veículos eram socados e palavras de protestos eram proferidas na via pública contra os parlamentares que votaram a favor do aumento. A presença da Polícia Militar foi necessária para evitar maiores problemas. A situação só se acalmou quando o último vereador deixou o local.
Os vereadores que votaram contra o projeto, lamentaram a decisão da maioria dos colegas. Segundo Sérgio Meneguelli (PMDB), esse aumento vai gerar um gasto aproximado de 600 mil reais por ano aos cofres públicos.
Já entre os parlamentares municipais favoráveis ao aumento, a posição era unânime. Segundo eles, foi seguido o que foi decidido pela cúpula dos partidos. O curioso é que tem vereador do mesmo partido que votou contra, enquanto companheiro ou companheiros votaram a favor do aumento de cadeiras na casa de leis.
A frase que mais se ouvia nas dependências da Câmara de Colatina depois da aprovação do projeto que aumenta para 15 o número de vereadores era: "A resposta vai ser dada nas urnas no ano que vem". Frase proferida pela maioria dos defensores da manutenção de 11 cadeiras.
A legislatura que terá 15 vereadores em Colatina, assume em 01 de Janeiro de 2013. As eleições acontecem em outubro de 2012.
Com informações da sessão ordinária do dia 21/11, redação de Altemar Colen
0 comentários:
Postar um comentário