NOSSA POLITÍCA

28 de fev. de 2012

Yahoo ameaça processar Facebook e exige licenciamento de patentes

Empresa não divulgou quais tecnologias estão envolvidas. Mercado fala em cerca de 10 patentes, que abrangem da publicidade até troca de mensagens

O Yahoo está ameaçando processar o Facebook caso o site não licencie algumas de suas tecnologias, assim como outras companhias e sites de tecnologia já fizeram.
Em uma declaração enviada por e-mail, a empresa afirmou que é responsável perante seus acionistas, colaboradores e outras partes interessadas por proteger sua propriedade intelectual. Investimos recursos substanciais nessas inovações e, reconhecendo isso, outras grandes companhias de tecnologia e web já licenciaram algumas de suas tecnologias. Precisamos insistir que o Facebook entre com um acordo de licenciamento ou seremos obrigados a agirmos unilateralmente para proteger nossos direitos”.
A exigência do Yahoo é a mais recente das disputas de propriedade intelectual nos EUA envolvendo gigantes do mercado de tecnologia como a Google, Oracle, Motorola Mobility e a Apple.
O Yahoo! não revelou quais tecnologias devem ser licenciadas pelo Facebook, todavia o jornal The New York Times afirmou que a companhia norte-americana de serviços de internet estaria pedindo que a rede social licenciasse entre10 a 20 patentes d que incluem desde a exibição depublicidade, passando pela personalização de websites e até a troca de mensagens, citando pessoas informadas sobre o assunto.
A atitude do Yahoo coloca o serviço em conflito com a rede social de Mark Zuckerberg, com a qual a empresa possui um relecionamento benéfico, até aqui, particularmente em relação à integração do Yahoo News com a rede social. O tráfego móvel do aplicativo do Yahoo News através do Facebook Mobile aumentou três vezes e meia desde 14/2, alcançando 1.6 milhão de visitantes por dia, de acordo com um post no blog de desenvolvedores do Facebook enviado na semana passada.
IDG News Service

0 comentários: