NOSSA POLITÍCA

5 de set. de 2010

Barco com mais de 200 naufraga na República Democrática do Congo

05/09/2010 15h05 - Atualizado em 05/09/2010 15h05

Autoridades provinciais estimam que a maioria dos passageiros morreu.
Acidente ocorreu no interior e ainda não há dados precisos sobre vítimas.

Do G1, com informações de agências
 
Uma embarcação com mais de 200 passageiros a bordo naufragou no Rio Kasai, na região central da República Democrática do Congo (RDC), informaram neste domingo (5) as autoridades, sem precisar ainda o número de vítimas.
Autoridades provinciais estimam que a maior parte dos ocupantes morreu no acidente, mas não puderam ainda determiná-lo em números. A embarcação afundou na noite deste sábado, numa localidade a menos de 100 quilômetros de Tshikapa, de onde havia zarpado com destino a Nyalongo, na província de Kasai Ocidental.
De acordo com essas fontes, aparentemente houve um incêndio causado por uma falha nos motores da embarcação e o fogo se propagou rapidamente porque havia vários galões de combustível a bordo.
O Ministério de Comunicação da RDC informou em Kinshasa que 300 passageiros estariam na embarcação, mas não informou dados sobre vítimas.
Os naufrágios de barcas são frequentes na RDC e nos países vizinhos da região dos Grandes Lagos africanos, onde a escassez de estradas faz com que o transporte fluvial seja o mais usado, embora também perigoso.
Além de frequentemente excederem o número autorizado de passageiros, as embarcações costumam transportar bastante mercadoria, o que aumenta o peso a bordo e, consequentemente, o risco de acidentes.

0 comentários: