NOSSA POLITÍCA

15 de set. de 2011

Sorocaba, quatro cemitérios municipais da cidade vão contar com o trabalho de mulheres na função de “coveiras”

Por: Lukas Tirolla
Pela primeira vez na história de Sorocaba, os quatro cemitérios municipais da cidade vão contar com o trabalho de mulheres na função de “coveiras”: a partir do mês que vem, além de cuidar da manutenção e conservação dos jazigos, elas vão fazer sepultamentos e exumações, assim como os homens.

Desde o início do mês, Silmara, Regina, Daniela, Rosemeire e Maria podem ser vistas trabalhando no Cemitério da Consolação, na Vila Haro, Zona Leste de Sorocaba. Estas cinco mulheres foram aprovadas em processo seletivo da Prefeitura para exercer o cargo de agente sanitário nos quatro cemitérios municipais – não só no Consolação, mas também no Saudade, Santo Antônio e Aparecidinha – elas ficarão conhecidas pela população como as primeiras coveiras de toda a história da cidade.

Sim, é isso mesmo, coveiras. Afinal, elas desempenharão funções típicas da profissão: farão sepultamentos e exumações, além de cuidar da manutenção e conservação dos cemitérios municipais de Sorocaba. “É um trabalho como qualquer outro, estou muito animada. Além disso, contamos com todo o apoio dos funcionários mais antigos do cemitério”, conta Silmara de Camargo, 36 anos, uma das cinco mulheres que estão sendo treinadas para o trabalho.

Elas ainda estão em fase de treinamento, mas já estão executando as tarefas no Consolação como qualquer outro homem. “Os funcionários mais antigos do cemitério estão passando orientações e as ensinando a fazer os serviços. Depois que estiverem aptas, o que deve ocorrer no início de outubro, elas serão distribuídas e trabalharão nos quatro cemitérios municipais da cidade”, diz Santino José Estanislau, da Seção de Administração de Cemitérios da Prefeitura de Sorocaba, subordinada à Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe).

De acordo com Santino, dentro de um mês, mais duas mulheres e um homem, também aprovados em processo seletivo, devem completar o quadro de novos funcionários dos quatro cemitérios municipais da cidade.
 
Com informações de: Lukas Tirolla

0 comentários: