NOSSA POLITÍCA

28 de mar. de 2012

Goleada do Vasco em cima do Barcelona despedida Edmundo craque marca dois, e Vasco vence o Barcelona-EQU por 9 a 1

Em noite marcada pela emoção, o atacante Edmundo se despediu do futebol e ajudou o Vasco a golear o frágil Barcelona de Guayaquil, do Equador, por 9 a 1 em amistoso disputado nesta quarta-feira em São Januário, debaixo de muita chuva. Ele marcou dois gols para delírio da torcida cruzmaltina e enquanto esteve em campo,mais de 80 minutos, mostrou muita vontade, correndo o campo inteiro e dando trabalho aos zagueiros adversários

Edmundo abriu o placar ao cobrar pênalti | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Passarem-se quase 14 anos desde que o Vasco conquistou a Copa Libertadores de 1998, em uma final contra o Barcelona-EQU. Mas nesta quarta-feira, contra o mesmo adversário, a torcida do time carioca voltou ao passado e sentiu um orgulho parecido. Em clima de festa, os vascaínos comemoraram a goleada por 9 a 1 e se despediram com emoção de um ídolo especial: aos 40 anos, Edmundo brilhou como antigamente. Ele se aposentou com dois gols marcados, lágrimas nos olhos, muitos aplausos da torcida e até um apagão em São Januário - a partida foi interrompida por cerca de vinte minutos por falta de luz. Apesar disso, com certeza foi uma noite "animal" para qualquer vascaíno.
Edmundo já entrou em campo com lágrimas nos olhos. Personalidades do futebol o elogiaram em vídeo que foi mostrado no placar. Depois, ele subiu para o gramado sob fogos de artifício e muito barulho da torcida. Após cumprimentar cada um dos jogadores do elenco atual e receber uma placa das mãos de Roberto Dinamite, começou a disputar a partida que tanto queria - em 1998, não pôde enfrentar o Barcelona-EQU por ter se transferido para a Fiorentina-ITA. Por isso escolheu o time equatoriano para esse momento especial.
E a noite virou ainda mais especial logo no começo do jogo: após marcação de um pênalti duvidoso, Edmundo converteu a cobrança e deixou mais bonita a festa em São Januário. Mas era só o começo, pois Alecsandro marcou um golaço logo depois, em jogada iniciada exatamente por Edmundo, o que só aumentou a comemoração dos vascaínos. Só que o grande ídolo do time queria emocionar ainda mais a torcida: aos 34min, Edmundo marcou outro gol, dessa vez ainda mais bonito, em um chute de primeira.
O final do primeiro tempo ainda teve uma curiosidade: Dedé falhou, e Ascencio marcou para o Barcelona. O detalhe é que esse jogador estava na final da Copa Libertadores de 1998, pelo time equatoriano. Atualmente, ele defende o Espoli-EQU, mas foi convidado especial para a partida e fez sua parte. Porém, para tristeza dos equatorianos, a resposta do Vasco veio logo e com classe: Juninho acertou um chute preciso e começou a transformar a vitória em goleada.
Depois do intervalo, o Vasco comemorou um golaço de Éder Luis no minuto inicial, mas algo inesperado aconteceu: apesar do brilho de Edmundo, todas luzes do Estádio São Januário se apagaram por cerca de vinte minutos. Quando a iluminação foi acendida novamente, Edmundo mostrou que também estava ligado, pois fez uma bela jogada aos 8min. Mas as chuvas e as substituições passaram a esfriar a partida, que só foi esquentada por Fellipe Bastos. Ele fez seu gol de falta e depois ainda deu passe para Alan marcar o sétimo do Vasco.
Ainda houve tempo para Diego Souza marcar o seu antes da saída de Edmundo. Depois de 83 minutos em campo, ele passou a faixa de capitão para Felipe e foi substituído pela última vez. O jovem Willian Barbio entrou em seu lugar, mas a torcida não quis mais saber do jogo. Apenas aproveitou para aplaudir e gritar pela última vez por seu ídolo em São Januário. Foi uma homenagem mais do que justa. Não só pelo jogo, claro, mas pela carreira e pelos os títulos ao longo do tempo. Alan foi quem fechou o placar elástico com uma cobrança de falta.
Festa à parte, agora o Vasco voltará sua concentração para dois jogos importantes que terá pela frente: primeiro enfrentará o Macaé, neste sábado, pelo Campeonato Carioca. Depois, na terça-feira, jogará pela Copa Liberadores, fora de casa, contra o Alianza Lima-PER.
O jogo
O Vasco começou a partida com um meio-campo que transbordava experiência: além de Edmundo, Juninho e Felipe também foram titulares, com apenas Rômulo de volante. Já o Barcelona tinha um time cheio de reservas e sem seu técnico, Luis Zubeldía. Dessa forma, O Vasco teve espaço para chegar ao ataque desde o início e por isso Edmundo teve sua primeira chance já aos 10min. Após arrancada de Éder Luis pela direita, o passe foi nos pés da principal estrela da noite, mas o chute saiu por cima do gol.
Mas esse erro foi esquecido logo depois, pois aos 12min saiu o primeiro gol do Vasco, marcado exatamente por Edmundo. Thiago Feltri avançava pela esquerda quando sofreu carrinho e foi derrubado. O juiz marcou pênalti de forma duvidosa, pois o jogador estava praticamente na linha da área. Mas Edmundo pouco se importou com isso e logo pegou a bola para fazer a cobrança. O chute foi forte no canto esquerdo e empolgou de vez os vascaínos em São Januário.
A tranquilidade na partida era tão grande que foi possível até o Vasco marcar um golaço aos 22min. E a jogada começou com Edmundo. Ele recebeu a bola na área, aplicou um corte pela direita e tocou para Fágner. O lateral girou rapidamente e rolou para Alecsandro, que teve frieza para aplicar mais um corte antes de finalizar para o gol.
A pressão do Vasco não parou por aí, já que o Barcelona não mostrou qualquer poder de recuperação. Aos 26min, Éder Luis perdeu boa chance ao entrar pela esquerda, mas seu forte chute foi para fora. Aos 29min, foi a vez de Edmundo desperdiçar grande oportunidade, mesmo dentro da pequena área. Mas ele compensou na sequência e com juros: aos 34min, recebeu um preciso cruzamento de Fágner e chutou de primeira. A bola ainda beliscou a trave, mas entrou, o que só aumentou a vantagem e a festa do Vasco.
O Barcelona só conseguiu ter um bom momento aos 39min, quando Dedé falhou. Ele não conseguiu cortar um cruzamento da direita e a bola sobrou para Ascencio, que balançou as redes. Só que a resposta vascaína foi imediata: aos 40min, Juninho recebeu a bola na entrada da área e acertou um chute com classe que congelou o goleiro do Barcelona e fez a bola entrar no canto direito.
O técnico Cristóvão Borges fez cinco substituições no intervalo, mas Edmundo seguiu em campo e a superioridade do Vasco também foi mantida. Logo no primeiro minuto, após cruzamento da esquerda, Éder Luis desviou de calcanhar, a bola ainda tocou em um jogador do Barcelona e entrou.
Porém, aos 5min, aconteceu um apagão em São Januário e a partida teve que ser paralisada por cerca de vinte minutos. Quando as luzes voltaram, Edmundo fez uma bela jogada, driblando três defensores, mas foi travado na hora do chute. A chuva aumentou, mais substituições foram feitas e a partida ficou mais fria. Fellipe Bastos marcou de falta aos 21min e depois puxou boa tabela com Alan, que marcou o seu aos 25min.
Aos 32min, foi a vez de Diego Souza aproveitar a fragilidade da defesa do Barcelona. Ele recebeu cruzamento sozinho na área, teve tempo de dominar e finalizou sem dificuldades para o fundo do gol. Aos 38min, aconteceu a saída de Edmundo, que foi a última emoção da torcida no jogo. Nos acréscismos, quando só era possível ouvir a torcida gritar: "Ah, é Edmundo!", Alan marcou gol de falta e fechou o placar.

Terra

0 comentários: