NOSSA POLITÍCA

31 de mar. de 2014

Táxis vão emitir recibo, aceitar cartão e corrida por aplicativo de celular

Os 463 táxis de Vitória vão inovar com atendimento digital ao usuário para reduzir o tempo de espera pelo atendimento e facilitar o acionamento do serviço. As viagens serão solicitadas por um smartphone ou tablet, que será vinculado ao veículo e não mais ao permissionário, e pela internet, por meio de aplicativos especiais que serão homologados pelo município. Os taxistas ainda vão emitir um recibo com informações pertinentes sobre o transporte.
Esses serviços serão obrigatórios 60 dias após a publicação de duas portarias da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura de Vitória (Setran).
"O cidadão não vai precisar ter o telefone de vários taxistas. Com um número por veículo, vai ficar mais fácil. Com o celular, o usuário poderá baixar aplicativos que fazem o acionamento eletrônico de táxis que estejam mais próximos dele. Mas serão sistemas de empresas homologadas pelo município para garantir que sejam táxis de Vitória, que são vistoriados e monitorados por fiscais. Assim garantimos que o serviço será de qualidade e seguro, evitando que clandestinos se aproveitem dos usuários", afirmou o secretário da Setran, Max da Mata.
De acordo com ele, as empresas que fazem os aplicativos deverão repassar dados de uso dos táxis, trajetos e informações do transporte para que o município possa acompanhar as demandas da cidade e fazer adequações no serviço que beneficiem os moradores.
Impressora
Além disso, os taxistas irão contar, junto ao taxímetro, com uma pequena impressora para registrar o valor da corrida, a data, a hora da emissão do recibo, o número da permissão do taxista e o telefone celular ligado ao veículo. "Com ele, o cidadão poderá denunciar se houve alguma irregularidade com relação ao valor da corrida ou reaver pertences, por exemplo, em caso de esquecimento", disse Max.
Atualmente, somente no ponto do aeroporto de Vitória é possível fazer o pagamento da corrida com cartão. Com o smartphone ou tablet, o taxista poderá cobrar o serviço por meio de aplicativos na internet. Caso prefira, poderá ter uma máquina de leitor de cartão.
  • Segunda, 31 Março 

0 comentários: