NOSSA POLITÍCA

16 de jul de 2015

ESTADO EM PAUTA: Mais de 200 pessoas tem Aids em Guarapari

INFORMATIVO EM FOCO: 
O número de novos casos de infecção pelo HIV têm diminuído no mundo, mas o Brasil anda na contramão e registra um aumento expressivo de novos casos. No mundo, em 2000, a estimativa de novas infecções foi de 3,1 milhões, e em 2014, essa estimativa baixou para 2 milhões. Já no Brasil, em 2000, estimativas davam conta de que houve de 29 mil a 51 mil novos casos. Em 2014, estimou-se entre 31 mil e 57 mil novos casos. Os números são da Unaids, agência das Nações Unidas para a Aids.
Em 2014, estimou-se entre 31 mil e 57 mil novos casos.
Uma das explicações para este aumento é o fato de que os jovens não enfrentaram a epidemia dos anos 80 e não possuem referência. “Muitos países que começaram a resposta à doença cedo observaram um aumento nos novos casos de infecções. Há uma nova geração de jovens que não viram a epidemia da doença. Eles não tiveram referência do problema”, diz Georgiana Braga-Orillard, diretora do Unaids no Brasil.
O vírus HIV causa uma síndrome que enfraquece o sistema imunológico da pessoa infectada. No Brasil, a doença ficou conhecida com Aids, que é a sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A epidemia no Brasil de deu nos anos de 1980. Artistas famosos foram vítimas da Aids, como Cazuza e Renato Russo.
Artistas famosos foram vítimas da Aids, como Cazuza.
Guarapari. Atualmente 220 pessoas recebem o tratamento contra a Aids em Guarapari. Mas este número pode ser bem maior. “Muitas pessoas, por medo ou preconceito, deixam de fazer o teste e acabam transmitindo a doença para seus parceiros. Acreditamos que o número de pessoas infectadas pode ser até 65% do que o número de tratamentos”, explica Michellyne Scofield de Oliveira, enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
No ano passado o CTA registrou 21 novos pacientes
com HIV em Guarapari.
No ano passado o CTA registrou 21 novos pacientes com HIV em Guarapari. Este ano, até abril, foram quatro casos. Na rede pública de saúde está disponível um teste que fica pronto em apenas 15 minutos. Qualquer pessoa pode procurar o CTA das 8 horas às 10h40 e fazer o teste ou em qualquer posto de saúde.
Além do teste, o CTA ainda disponibiliza todo o tratamento com remédios e consultas com psicólogos. O CTA funciona de segunda-feira a sexta-feira e fica na rua Davino Mattos, Parque Areia Preta. O telefone de contato é: (027) 3262-8623
Com Informação: Portal
Avalie o Conteúdo:

0 comentários: