NOSSA POLITÍCA

22 de abr. de 2011

Filme brasileiro 'O Abismo Prateado' vai a Cannes em mostra especial

          Cinema Em Foco                                    
Por:Wendel Moraes 
Atriz Alessandra Negrini protagoniza a trama de diretor brasileiro Karim Ainouz

por Jackie Salomao
O Festival de Cannes, na França, selecionou 'O Abismo Prateado', recente filme do brasileiro Karim Ainouz, para a Quinzena dos Realizadores. A mostra tem como objetivo descobrir novos diretores do mundo inteiro e homenagear as obras de diretores reconhecidos.
Karim, que já dirigiu filmes como 'Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo' e 'Madame Satã', agora se inspirou na canção 'Olhos nos Olhos', de Chico Buarque, para conceber o novo filme. O roteiro é da romancista Beatriz Bracher, de 'Os Inquilinos', e quem protagoniza a trama é a atriz Alessandra Negrini. Em 'O Abismo Prateado', Alessandra faz o papel de Violeta, uma linda mulher que foi abandonada pelo marido - a história se passa em uma noite de sua vida.
A mostra paralela 'Quinzena dos Realizadores' foi criada pela Sociedade de Realizadores em 1978 e já exibiu filmes de peso, como o último trabalho de Francis Ford Coppola, 'Tetro' (2009). Em 2011, Frederic Boyer, diretor da mostra, irá levar o filme 'Impardonnables', do premiado cineasta francês André Téchiné, para dividir a tela com os jovens diretores. Quem também será homenageado com um prêmio especial é o diretor iraniano Jafar Panahi, que está preso.
Panahi, que foi acusado de fazer 'propaganda contra o regime' no Irã, venceu em 1995 a 'Camera d'Or' com o filme 'Balão Branco' e levou o 'Urso de Prata' em Berlim no ano de 2006. Outros diretores de renome já passaram pela Quinzena dos Realizadores, como Clint Eastwood, George Lucas, Martin Scorsese, David Cronenberg e Agnes Varda.

O diretor Jafar Panahi ganhando o ‘Urso de Prata’ no Festival de Berlim
Brasil em Cannes
Além do filme de Karim, o Brasil também marca presença em Cannes com o longa 'Trabalhar Cansa', de Juliana Rojas e Marco Dutra, na mostra oficial 'Um Certo Olhar' , além dos curtas 'Permanências', de Ricardo Alves Junior, e 'Duelo Antes da Noite', de Alice Furtado.
A 64ª edição do Festival de Cannes será realizada entre os dias 14 e 22 de maio. Abertura fica por conta do novo filme de Woody Allen – 'Midnight in Paris'.
Veja a programação completa aqui.
                                                                                                                        Fonte: MTV

0 comentários: