NOSSA POLITÍCA

22 de abr. de 2011

Projeto de lei para regulamentar LAN houses é encaminhado ao Senado

Foto: Acervo Livre 
Ele exige identificação dos usuários

Desde 2009, um projeto lei pretendia regulamentar as LAN houses, além de obrigá-las a registrar os usuários do estabelecimento, com nome e RG. Tudo isso para evitar os crimes na internet, causados especialmente pela facilidade em realizar qualquer ação no local e permanecer no anonimato. Agora, o projeto foi aprovado e aguarda um veredicto final do Senado. Se a resposta for positiva, a lei vai vingar.
Os estabelecimentos representam um dos principais meios de acesso à internet no Brasil, já que 32 milhões de pessoas utilizam esse tipo de serviço, distribuído em 108 mil LAN houses brasileiras – o número representa quase metade da população que usa internet por aqui.
De acordo com o deputado federal relator do projeto, Otávio Leite, cerca de 90% das casas funcionam sem alvará. Com a aprovação, os estabelecimentos também ganham benefícios, incluindo prioridade em linhas de financiamento para comprar computadores.
O tópico que obriga a identificação dos usuários, no entanto, ainda é discutido, já que criminosos não precisam exatamente de uma LAN house para cometer seus crimes. Discute-se também se é preciso avisar ou não a central do estabelecimento quando um menor de idade acessar conteúdos pornográficos ou violentos.
Desde 2007, as LAN houses ganharam maior notoriedade. Um ano depois, enquanto 50% dos brasileiros tinham banda larga em casa, outros 49% usavam os centros – principalmente os moradores das regiões Norte e Nordeste do país.
                                                                                                     Fonte: MTV

0 comentários: