NOSSA POLITÍCA

18 de out. de 2011

'Conheço meu limite', diz aluno que une estudo e diversão antes do Enem

Enem 2011: Chegou a hora

Saber dosar as atividades é o segredo da boa preparação psicológica.
Na receita de Rafael Santiago, o tempo é dividido entre várias rotinas.

 Do G1 PE
série enem terça (Foto: Editoria de Arte/G1) Quem já passou por uma prova em que todos os conhecimentos aprendidos até aquele momento seriam avaliados sabe o que se passa na cabeça do recifense Rafael Santiago, 17 anos. A poucos dias de prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que mede o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, uma mistura de sensações toma conta do jovem: expectativa, ansiedade, tensão... Mas ele tira tudo de letra, com uma mistura equilibrada que, segundo especialistas, é uma boa receita para ter sucesso no Enem.

(Série Enem 2011: Chegou a hora. O G1 publica nesta semana reportagens sobre a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio, que será neste sábado e domingo)

Às 7h, Rafael já está na escola e assiste a uma bateria de aulas, que terminam perto da hora do almoço. Ele vai de bicicleta para casa e, depois do “soninho da tarde”, chega a hora de cair em cima dos livros. “Conheço o meu limite. Estudo três horas seguidas todos os dias; mais que isso, não consigo me concentrar”, diz.


O estudo pode ser no computador, fazendo simulados on-line do Enem, na cama ou na rede da varanda. “Podem não ser os lugares ideais, mas conforto conta para mim. E minha família também respeita o meu horário, faz silêncio, além de não ficar cobrando empenho o tempo todo, sem aquela neurose”, explica. Leia areportagem completa...
Fonte: G1

0 comentários: