NOSSA POLITÍCA

26 de nov. de 2011

Ações mobilizam população para Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A programação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids – mobilização que acontece anualmente no dia 1º de dezembro – já teve suas ações iniciadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Desenvolvidas pelo Programa Municipal de DST/Aids, as atividades envolvem prevenção e cuidado, reforçando a conscientização e o combate contra o preconceito.
“Nosso foco estará novamente direcionado à adoção de um comportamento sexual seguro e responsável e à necessidade de combate ao estigma e à discriminação sofridos por pessoas que vivem como HIV/Aids. As ações foram planejadas para levar a todos a refletir sobre a realidade da doença, que registrou, só este ano, a descoberta de 131 novos casos até o último dia 24, com 33 óbitos”, afirma a coordenadora do Programa, Sandra Gomes.
A primeira ação da campanha a ser desencadeada foi a instalação do Balcão da Prevenção, que segue instalado no Shopping Pátio Maceió (Benedito Bentes) até a próxima quarta-feira (30), com orientações técnicas e educativas de prevenção às DST/Aids, além da disponibilização de preservativos e material impresso educativo para a população em geral.
Neste sábado (26) e domingo, as pessoas que vivem com HIV/Aids também estarão reunidas num grande encontro anual, realizado no Hotel Matsubara (Cruz das Almas) – promovido em parceria com o Programa Estadual de DST/Aids – para compartilhar experiências e discutir questões relacionadas a essa vivência.
Este ano, mais uma vez, o ponto alto das comemorações será no calçadão do comércio. Durante todo o dia 1º de dezembro, haverá uma grande mobilização com testagem para HIV, Sífilis, Hepatite B e C e HTLV; Apresentações culturais, com o Grupo de Idosas do Sesc/AL, grupos teatrais de escolas da rede pública do município, apresentações teatrais, educativas e musicais de prevenção da Companhia de Teatro da Meia Noite, de Drags Queens e das ONG/AIDS; além da exposição em banners de trabalhos científicos realizados pelo Programa Municipal de DST/Aids e parceiros como a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids e ONG Cidadãs Posithivas. Estão previstos também cortes de cabelo, em parceria com o SENAC.
De 1º a 30 de dezembro, a campanha também estará em diversos pontos da cidade, por meio de frases educativas em faixas e da distribuição de laços vermelhos, Símbolo da Solidariedade à Causa, por toda a orla marítima.
Aids em Maceió – Dados epidemiológicos da Aids em Maceió mostram que de 1986 a 2011, foram detectados 2.467 casos em adultos. Entre as crianças, as informações de 1993 a 2011 apontam o registro de 55 casos. Dos 131 novos casos detectados em 2011, 81 são do sexo masculino e 51 do sexo feminino e estão distribuídos pelas seguintes faixas etárias: 15 a 19 anos (05 casos); 20 a 34 anos (59); 35 a 49 anos (51); 50 a 64 anos (13); 65 a 79 anos (02); e 80 e mais (01).
Fonte: Saúde Maceió

0 comentários: