NOSSA POLITÍCA

20 de jan. de 2012

Facebook lança aplicativos integrados à nova versão do perfil

 Usuário poderá instalar aplicativos de serviços como Foursquare e TripAdvisor dentro de sua linha do tempo na rede social
Foto: Reprodução
Aplicativos integrados ao Facebook aparecerão em destaque no perfil do usuário
Pouco tempo depois de fazer grandes mudanças nos recursos da rede social, o Facebook anunciou ontem que agora será possível integrar aplicativos à nova versão do perfil, conhecida com Timeline (linha do tempo, em inglês). O novo recurso faz parte da nova plataforma de software do Facebook, chamada OpenGraph, e os usuários já terão acesso a mais de 60 aplicativos, a partir do lançamento. Entre os parceiros que já desenvolveram aplicativos estão Foursquare, Ticketmaster, TripAdvisor, entre outros.

A partir do momento que um usuário adicionar um aplicativo em sua Timeline, ele poderá compartilhar interesses específicos com seus amigos. Os amantes da gastronomia, por exemplo, podem usar um aplicativo integrado ao perfil para compartilhar informações com os amigos sobre os últimos pratos que ele preparou e também para trocar receitas. As informações publicadas por meio do aplicativo podem (ou não) aparecer na Timeline do usuário.
"Logo teremos aplicativos para todos os tipos de interesse", diz Carl Sjogreen, diretor de plataforma do Facebook. Os aplicativos funcionam integrados com os respectivos aplicativos de serviços, independentes do Facebook. Desta forma, um usuário do Foursquare, por exemplo, continuará se registrando em lugares por meio do aplicativo do Foursquare, mas suas atualizações aparecerão automaticamente por meio do aplicativo "instalado" em sua Timeline no Facebook.
Entre os mais de 60 aplicativos, os usuários encontram aplicativos para compartilhar informações sobre viagens, como TripAdvisor e Where I've been; para compartilhar o que está cozinhando, como Foodly e Foodspotting; para mostrar atividades de compras, como o eBay e LivingSocial; para compartilhar atividades físicas, como o MapMyRun e Runkeeper; entretenimento, que incluem aplicativos da Zynga e Rotten Tomatoes; além de outras categorias, como compra de tickets, educação e carros.
Para evitar problemas de privacidade, já que as informações publicadas por meio dos aplicativos serão enviadas por terceiros, o Facebook anunciou novas opções de privacidade para controlar os aplicativos. A empresa ainda não divulgou quando abrirá a interface de programação de aplicativos (API) para qualquer desenvolvedor criar aplicativos integrados à Timeline, nem se pretende abrir uma loja com aplicativos pagos.
Na semana passada, o Facebook já havia anunciado a ativação do recurso que permite ouvir música com os amigos por meio de serviços de música integrados à rede social, como o Spotify e Rdio. Um ícone na barra lateral de notícias mostrará a música que os amigos estão ouvindo e, caso o internauta queira, poderá começar a ouvir a mesma canção em sincronia com o amigo. O novo recurso também funciona com base na plataforma OpenGraph.

  Como adicionar um aplicativo na Timeline


Foto: Reprodução

Página do aplicativo no Facebook mostrará informações
detalhadas sobre dados pessoais usados pelo aplicativ
O Facebook anunciou que os aplicativos integrados ao perfil estarão disponíveis para todos os mais de 800 milhões de usuários até o final do dia de hoje. Até o fechamento desta reportagem, no entanto, os brasileiros ainda não podiam instalar aplicativos na Timeline.
Quando o recurso estiver disponível, o internauta deverá visitar sua página de Aplicativos - com atalho disponível na barra lateral esquerda da página inicial - e selecionar o aplicativo desejado.
Na página do aplicativo, o usuário pode ver uma prévia do box do aplicativo que será instalado em sua Timeline, além do tipo de informações que o aplicativo permite compartilhar e um botão para configurar a privacidade das informações. Além disso, o Facebook mostra quais informações pessoais do usuário a que o aplicativo (desenvolvido por terceiros) tem acesso. Depois de verificar as informações, basta clicar no botão "Adicionar ao Facebook" para instalar o aplicativo na página.

Fonte: tecnologia.ig.com.br

0 comentários: